Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

sexta-feira, 13 de março de 2020

Seção Grega do Partido Anarquista Internacional realizou a 4ª Conferência da Organização Política Anarquista


GRECIA ANTI FASCISTA 

Seção Grega do Partido Anarquista Internacional realizou a sua 4ª Conferência da Organização Política Federativa dos Coletivos Anarquistas


O  4º Congresso da Organização Política Anarquista ocorreu durante os dias 21 e 22 de dezembro de 2019, em Atenas, no território ocupado de Lelas Karagianni 37, em meio ao crescente ataque do Estado à sociedade e suas resistências. Na manhã do primeiro dia, houve uma discussão aberta sobre a situação social e política, e as declarações de uma revisão política aberta, sobre a experiência até então adquirida da função desta tentativa organizacional. Neste processo, exceto para os coletivos que são membros da APO (coletivos anarquistas “Circle of Fire” e “Omikron 72” de Atenas, coletivo pelo comunismo libertário “Libertatia” e coletivo pelo anarquismo social “Black and Red” de Tessalônica e o grupo anarquista “Dysinios Ippos” de Patras), a conferência também contou com a participação do coletivo anarquista “Peloto” de Xanthi e do coletivo “Black Red Coalition for the Social Emancipation Nessun Poteree” de Orestiada.
A conferência continuou com um relato do coletivo e órgão decisivo da APO, dos grupos de trabalho (contrainformação, tradução e contatos internacionais), da equipe editorial do jornal anarquista “Land and Freedom” e dos grupos temáticos especiais (grupo contra o patriarcado). Houve também uma avaliação das iniciativas tomadas pela organização nos meses anteriores e a formação da nossa estratégia até à próxima Conferência.
Os processos do congresso terminaram com a validação das nossas decisões sobre questões táticas e estratégicas e com a realização da nossa próxima reunião que ocorrerá no Verão de 2020 e nossa próxima Conferência dentro de um ano.
As declarações políticas dos grupos membros da APO partem da ideia de que a organização faz parte do movimento mais amplo contra a brutalidade estatal e capitalista, suas referências estão aí e interagem com ela, destacando o realismo e a eficácia da escolha da luta organizada dos anarquistas e tentando preparar o terreno para superar o protesto parcial e reflexivo, com o objetivo de criar uma proposta global revolucionária anarquista inspirada nas lutas de hoje. A experiência e os anos de envolvimento nesta luta mostram que a organização é uma condição importante para o seu desenvolvimento, com o objetivo de formular, o mais plenamente possível, um programa político revolucionário abrangente, não só para as necessidades sempre crescentes das lutas no presente, mas também para trazer à sociedade uma proposta realista que coloca em seu cerne a visão de uma organização social emancipada e autodirigida no futuro. Assim como a vida não é possível sem cooperação e solidariedade, da mesma forma a luta e a revolução não são viáveis sem uma organização revolucionária pré-existente.
O governo de direita neoliberal da Nova Democracia sucedeu à administração [esquerdista] política do SYRIZA, que por um lado concebeu e implementou uma série de medidas antissocial-antitrabalhistas e, por outro, procurou a incorporação e neutralização política dos movimentos. Na atual conjuntura, o governo anuncia a transição para o período de tão necessário “crescimento” e o retorno à “normalidade” do modo de organização da vida estatal-capitalista. A “idade das trevas” do trabalho moderno está novamente a ser renomeada como “desenvolvimento” e “modernização” na “nova linguagem” do totalitarismo moderno. O “desenvolvimento” marca uma nova rodada de ataque antissocial em nome do Estado e dos patrões. A continuação da tutela através de mecanismos supranacionais e o compromisso de alcançar altos objetivos econômicos estão incitando que a pilhagem e destruição da riqueza social, o empobrecimento cada vez mais violento da base social e a destruição desenfreada do mundo natural vão se renovar.
A imposição do desenvolvimento, da lei e da ordem significa, para a grande maioria social, escassez de medicamentos básicos e o fechamento de cada vez mais unidades de saúde, salários abaixo do necessário para subsistência e a contínua degradação dos direitos trabalhistas, apreensões de casas e mensalidades universitárias. Significa a destruição de montanhas, rios e florestas, maior contaminação dos mares e do ar, a privatização do mundo natural para pilhá-lo de forma intensiva
A ponta de lança do ataque generalizado dos chefes do Estado contra a sociedade, a natureza, a classe trabalhadora, é a destruição da resistência social e de classe. Sem ela, seus planos para impor a realidade sombria de exploração e opressão sempre crescentes permanecem precários. O alvo das ocupações e a invasão neles são parte integrante do funcionamento geral do Estado e dos patrões para impor as condições dos campos de trabalho. As operações da SWAT e da polícia de choque contra os espaços ocupados, as perseguições, as proclamações pomposas – “ultimatos”, a ocupação de Exarchia por forças repressivas está mirando naquelas forças que poderiam funcionar como iniciadoras da resistência social e de classe generalizada, e ter como exemplo para desencorajar o resto da sociedade. O uso da tortura em público como instrumento de intimidação é o exemplo mais característico desta prática.
Por um lado, o Estado tenta demonstrar a sua força para intimidar as grandes massas afetadas pelas políticas de empobrecimento e para evitar que a raiva social e de classe se transforme num conflito generalizado. Por outro lado, procura unir as partes mais conservadoras, que estão subjugadas ao poder dos mais poderosos e, identificando-se com um Estado que caminha rapidamente para a imposição do totalitarismo moderno, se mostram fascistas.
Ao mesmo tempo, todos os governos até agora têm promovido a intolerância e o racismo, enquanto os mecanismos estatais continuaram a usar e a armar as mãos dos grupos de ataque nazistas. O julgamento do Aurora Dourada começou há cinco anos, num clima de raiva social generalizada dos sucessivos ataques fascistas, visando principalmente interceptar a expressão do descontentamento social e lavar a quadrilha nazista, mas também o próprio Estado, sendo o principal orquestrador e instigador dos ataques fascistas/estaduais, usando-os como reserva no sentido de aterrorizar a sociedade e reprimir todos aqueles que lutam. Hoje, o julgamento está terminando, com a maioria dos acusados já libertados, enquanto o chefe do procurador estadual, Adamantia Oikonomou, propõe a absolvição dos acusados pelo assassinato de Pavlos Fyssas e sua destituição pela acusação de criação de uma organização criminosa, pondo fim a quaisquer ilusões do “antifascismo do regime”.
O ataque simultâneo ao asilo universitário e à capacidade de organização de classe no local de trabalho, e também à possibilidade de manifestação através de legislação que procura restringi-los, e a perseguição encenada contra pessoas da luta, fazem parte da mesma máquina repressiva que visa, através deste ataque óbvio, mudar permanentemente o equilíbrio de poder social e de classe. A guerra contra todos aqueles que lutam é parte do esforço sistemático do Estado grego para subjugar a resistência social e de classe e impor a submissão. São as batalhas que estão sendo travadas em todas as frentes deste ataque que acabarão por determinar o resultado desta guerra, que visa reestruturar os termos da existência social.

“Filho do homem, diga ou adivinhe, você não pode, porque você só conhece uma pilha de imagens fragmentadas onde o sol bate. E a árvore morta não te abriga.”
As primeiras vítimas-prisioneiros desta guerra, que é conduzida conjuntamente por governantes locais e internacionais, são os detidos em campos de concentração, os imigrantes e os refugiados. Os afogamentos, as mortes causadas pelo frio e pelo mal-estar, o confinamento em massa, são um crime constante contra a humanidade que historicamente se pode encontrar nas páginas mais obscuras do colonialismo e das grandes guerras. E as mesmas formações interestaduais que obrigaram milhões de pessoas a deixar suas casas, seus amigos e famílias, através da guerra e dos saques econômicos, que agora as mantêm em cativeiro, privando-as de qualquer perspectiva de uma vida decente.
São as mesmas formações transnacionais que estão trabalhando para ampliar seu poder por meios militares, com consequências devastadoras primeiro para os povos da África e da Ásia e depois para cada povo que se coloca em seu caminho. A coligação ocidental de Estados e seus aliados locais, tendo já feito ataques militares ao Iraque, Afeganistão, Líbia, Iêmen, Palestina e Síria, saqueando a maior parte do planeta durante séculos, estão preparando o próximo passo. A transição dos conflitos regionais “por procuração” para a guerra generalizada, a fim de preservar o “status-quo” ensanguentado do seu império em declínio. O Estado grego, como parte integrante da OTAN e da União Europeia, não só atua como base para os assassinos profissionais, fornecendo constantemente novos portos e novas bases para a máquina de guerra dos EUA e da OTAN, como também procura atualizar o seu papel, enviando forças militares, navios de guerra e sistemas e operadores de mísseis para participar diretamente na preparação de um novo massacre dos povos do Oriente Médio. Apoia sem reservas o apartheid no Estado de Israel e embarcou numa disputa de agressão com o Estado turco, onde está em jogo a influência geopolítica e econômica no sudeste do Mediterrâneo. A política de competição crescente leva a um único caminho, o caminho da guerra, que significa apenas morte e miséria para o povo de ambos os lados.

“A terra é partilhada com a espingarda. Villager, não esperes, a luz que é real do teu suor, que à tua frente o céu se ajoelhe”.
Contra o ataque ao mundo decadente da autoridade e a distopia do totalitarismo moderno, onde a grande maioria do povo está sendo empobrecida e subjugada, a solidariedade de classe e internacionalista entre o povo está se levantando como única perspectiva. A organização de mobilizações antiguerra e internacionalistas para deter o caminho de destruição que as elites políticas e econômicas internacionais estão impondo é um objetivo principal para o próximo período.
A promissora revolta popular no Chile, os protestos populares no Equador e na Colômbia, as lutas por toda a América Latina, a forte resistência na Rojava revoltosa, os protestos em curso na Grécia, França, Turquia, Palestina, e os grandes e pequenos pontos de resistência em todo o mundo nos enchem de otimismo e força. Eles provam que o inimigo pode ser forte, mas não é invulnerável! A força e a ligação destas lutas podem mudar o curso da história.

“Não olhamos para o imediato e para o efêmero. O nosso olhar vai mais longe. Até o ponto em que qualquer homem ou mulher que acaba de se levantar da cama pode ser visto fresco com a terna ansiedade de saber que tem de decidir o seu próprio destino, e que caminhará o dia inteiro com a incerteza imposta pela responsabilidade de dar sentido à palavra “liberdade”. Lá em cima nós olhamos, até a hora e o lugar onde um apoia o outro”.
Os movimentos sociais e de classe, o movimento anarquista-antiautoritário, sua sobrevivência e seu empoderamento local são valiosos para continuar a ser a areia nas engrenagens dos governantes. Na Grécia, onde a intenção de os desenraizar foi proclamada de todas as maneiras, não pode haver espera. Toda frente de resistência é uma fortaleza, toda luta é uma trincheira, toda ação combativa é outra sabotagem contra a condição de ocupação política, econômica e militar que eles querem impor a todos.
As manifestações de massas que começaram desde agosto, com as manifestações de 14 de setembro, 17 de novembro e 6 de dezembro com a participação de muitos milhares em seus ápices, a atitude de luta contra o exército repressivo, com a reocupação de espaços interditados e ações de contra-ataque, as ações persistentes de resistência nas ruas, nas universidades, as greves dos trabalhadores estão dando frutos. Eles têm agido objetivamente, como objetivo de frear a agressão do Estado.
Para poder resistir ao longo do tempo, para permitir que a classe social e o movimento anarquista sobrevivam e se desenvolvam de um baluarte para um ataque ao céu, para continuar a existir e transformar as nossas lutas de defensivas em prelúdios revolucionários, precisamos da organização de todos aqueles que lutam. Em nível social, de classe e político, o fortalecimento e a criação de sindicatos de base, assembleias de bairro e coletivos anarquistas é a única condição que pode se contrapor ao poder do Estado, que nada mais oferece do que uma sobrevivência empobrecida e individualista em um regime de exploração e medo, a força da revolução para uma sociedade de solidariedade, igualdade e liberdade.

A resistência popular classista está viva e vai ganhar!
SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA, ORGANIZAÇÃO E LUTA PELA REVOLUÇÃO SOCIAL, PELA ANARQUIA E PELO COMUNISMO LIBERTÁRIO

Organização Política Federativa dos Coletivos Anarquistas
Site: apo.squathost.com | email: anpolorg@gmail.com | fb: anpolorg | Twitter: @anpolorg

Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/03/grecia-declaracao-do-3-congresso-de-organizacoes-politicas-anarquistas-a-p-o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com