Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

sábado, 21 de setembro de 2013

Partidos Anarquistas Históricos no Brasil



São conhecidos 03 Partidos Anarquistas na Historia Clássica Brasileira, que datam de 1917 a 1930, com abrangência local em Uberaba MG, regional SP e RJ e com abrangência Nacional em 07 Estados Brasileiros, porem quando todos desapareceram em 1930 com o Golpe de Estado e a Ditadura Militar no Brasil, voltando a aparecer de forma tímida já na abertura democrática com muitos nomes e não se declarando como Partidos Anarquistas, porem voltando a se declararem como tais a partir de 1999 e hoje em 2013 somam em torno de 05 Partidos conhecidos com propostas, organizações e programas diferentes.



Partido Comunista Anarquista


Seções do PCA: Minas Gerais, Mato grosso, Parana,


São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e 


Rio Grande do Sul



anarquismo  é considerado uma doutrina sócio-política que surgiu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, tendo chegado ao Brasil em 1850 através dos imigrantes europeus. O anarquismo defende que a sociedade não deve ter nenhuma forma de autoridade e considera que o Estado é uma força coercitiva.

As teorias do anarco-sindicalismo chegaram ao Brasil através de livros dos sindicalistas franceses, e difundiram-se através da imprensa e das decisões da grande massa operária, dominada por anarco-sindicalistas.
Colônia Cecília, dirigida entre 1890 e 1893 por italianos imigrantes em terras doadas por D. Pedro II, no município de Palmeira, Paraná, é considerada a principal colônia anarquista que existiu no Brasil.
Durante a República Velha, a ideologia anarquista defendeu a organização sindical autônoma, a extinção do Estado, da Igreja e da propriedade privada. Se posicionaram contra a organização dos partidos políticos, divulgando suas ideias por meio de jornais, revistas, livros, panfletos, etc.
A ação direta era pregada pelo chamado “sindicalismo revolucionário”. Esta ação direta consistia em greves, boicotes e sabotagens e era considerada um meio para os trabalhadores adquirirem melhores condições de trabalho, indo contra osistema capitalista. Em busca de destruir este sistema, os trabalhadores eram ensinados a se prepararem para uma ação final: a greve geral que destruiria este sistema. Nestas “ações diretas”, a violência era considerada aceitável, a sabotagem era considerada eficaz, e caso não fosse possível realizar a greve, o proletariado era orientado a destruir os equipamentos, os ambientes de trabalho, e pressionar os seus patrões até que suas exigências fossem atendidas.
No final do século XIX  e início do século XX, o movimento anarquista teve seu auge no Brasil, era uma das tendências políticas majoritárias entre os movimentos operários, o que causou as grandes greves operárias de 1917 em São Paulo e de 1918 e 1919 no Rio de Janeiro. Nestes mesmos anos foram criadas escolas para trabalhadores que eram comandadas segundo os ideais da doutrina.
Em 1919 foi instituído o Partido Comunista Anarquista, que perdeu força alguns anos depois, em 1922, com a criação do Partido Comunista, que era integrado por ex-anarquistas.
Até hoje ainda existem alguns movimentos anarquistas no país, mas estes não tem muita influência política como já tiveram um dia.

http://www.infoescola.com/politica/anarquismo-no-brasil/


Partido Comunista Libertário


Seções do PCL: São Paulo e Rio de Janeiro


Em 16 de Junho 1919 fundam o Partido Comunista Libertário, numa reunião na sede do jornal A Internacional, convocam a Primeira Conferência Comunista do Brasil que se realizaria entre 21 e 23 de Junho de 1919 em Niterói. Naquela ocasião foram distribuídos o programa, organizado por José Oiticica e o livreto de Leuenroth e Hélio Negro, e também em conjunto com José OiticicaOctávio Brandão e Astrojildo Pereira, Leuenroth fundaria o jornal oficial do "partido", Spartacus.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgard_Leuenroth


Partido Anarquista Brasileiro


Seções do PAB: Uberaba em Minas Gerais



Em Uberaba foi fundado em 1920 o segundo Partido Anarquista no Brasil, no Clube 20 de março passa a se denominar a Liga Operária de Uberaba e em 09 de março de 1920, funda o Partido Republicano Popular Federativo, conhecido como “Partido Operário” devido à sua origem. 
O Anarquista Alexandre Barbosa é eleito vereador {1920-1923} pelo Partido Operário, em 24 de outubro de 1920.
O Partido Operário lança o semanário O Operário {1920-1921}. Entre os anos de 1880 e 1920, foi lançando quatro periódicos de esquerda. Juiz de Fora e Belo Horizonte têm três publicações cada, enquanto Minas soma 14, que equivale a 11% dos títulos da imprensa operária no país.
Em 1924 muda de nome para Partido Anarquista do Brasil
O PAB contava com vários membros ilustres, que tem hoje até nome de ruas, eram Anarquistas e Comunistas, atuavam como Partido e promoviam Sindicatos e Associações de Moradores.

Fontes:
http://sumayra.blogspot.com.br/2012/07/partido-operario-elege-vereador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com