Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Partido Anarquista da Guatemala

O Partido Anarquista da Guatemala
Partido Anarquista JUTIAPANECO 


Da recente publicação de "The Essentials" por Luciano Castro Barillas, que tem sido bem recebida, tanto por parte do público em jutiapaneco na Guatemala, bem como entre algumas personalidades populares conhecidas nacionalmente em Guatemala,  e que basta dizer; emitiram elogios sobre o mais recente trabalho de Luciano, nós acreditamos que é apropriado para apresentar um pouco da história oculta do Anarquismo Revolucionário de Jutiapa, qual o mesmo foi pivô da fundação do Partido Bolchevique da década de 1920 na história da Guatemala, esta história tem se refletido em uma das parte das grandes crônicas do livro, "Crônicas e tradições orais de Jutiapa", que publicamos recentemente. 

O Partido Anarquista da Guatemala

Da vila dos Anarquistas

Em 1927, seis anos depois de ter sido à vila de Jutiapa, decretada como uma cidade, e tão logo já foi transformada em sede do distrito histórico local, esta vila fundada pela antiga família Espanhola de Mr. and Mrs. Domingo Gutiérrez e Anita Garvin, senhora de origem espanhola esposa de Don Domingo Gutiérrez, qual este atuou como Assistente do Comandante das Forças Armadas, Coronel Martin Barillas Flores, em uma circunstância qual levou o pai do menino Arturo Estrada, qual também fez este uma estreita amizade com o Sr. Gutiérrez, e qual viriam ambos a ser tornarem amigos do chefe da casa militar superior. 

Da cidade dos Anarquistas

As casas no bairro do Centro não eram tão distantes umas das outras e tudo era um ambiente familiar e descomplicado, uma vida simples e boa de se viver.
As crianças no local viviam felizes e dentro das casas espaçosas, as famílias fabricavam e vendiam cerâmica. 
Iris Farm Galanes foi uma destas crianças que nasceram dentro destes ambientes familiares obreiros e se tornaria ao longo dos anos, a maior líder feminista da classe artesã na aliança operário e camponesa da Guatemala e consequente a mais completa Revolucionário da Guatemala. 
Na casa de Iris Farm Galanes nós conversamos sobre Victor Manuel Gutierrez, secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores da Guatemala, GSEE, e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Guatemala, PGT (Partido Comunista da Guatemala), conversávamos também em especifico sobre o período revolucionário e como eles se esconderam na queda da Revolução na Guatemala das perseguições politicas e das traições politicas. 
Esse setor da cidade de Jutiapa estava destinado a ser o berço da democracia jutiapaneca. A fonte da qual fluiria idéias progressistas na época, prova disto até hoje, foi que aconteceu na casa da esquina direita, o recentemente o encontro internacional da Fundação Penny, uma entidade de fomento de cooperativas locais e resgate de tradições dos povos.
Conversamos sobre qual a historia que justificativa e que se baseou a fundação do Partido Comunista de Jutiapa e eu pude presenciar do outro lado na outra casa da esquina a esquerda a bandeira vermelha e negra, símbolo dos ideais do Anarquismo internacional sendo içada em um estandarte. 

O Partido Anarquista 

No decorrer histórico o Partido Anarquista muito forte na Guatemala foi chamado de Partido Comunista. 
Sua sede politica passou a funcionar como uma confraria literária de Martin Barillas Flores, Comandante das Forças Armadas, Dominic Gutierrez, Felix Orozco, Chabelito Vásquez (delegado pessoal salvadorenho Farabundo Marti); Victor Escalante, Manuel Izquierdo, Miguel Yanes um nome chiquimulteco carpientero Peter Vaccaro, Vicente Polanco e Javier Hernandez, conhecido e competente alfaiate nossa cidade. 
Nesta época histórica não se entedia ainda as diferenças entre os programas políticos dos anarquistas e os programas políticos dos comunistas e os Anarquistas passaram a colaborar totalmente na formação de um Partido nos moldes Bolcheviques, e por tal motivo militares e obreiros estavam em uma mesma unidade sobre o estandarte da Bandeira Vermelha e Negra da Aliança Anarquista.

A Traição dos militantes Anarquistas

Quando Jorge Ubico chegou ao poder dissolveu o Partido Bolchevique, que foi chamado mais tarde, quando a sua linha política foi totalmente deslocada de foco politico e os seus membros foram presos durante um longo tempo na prisão do centro da cidade, a fim segundo o traidor Jorge Ubico para "limpar a cabeça de merda" dos militantes Anarquistas, segundo também as declarações dos capangas deste ditador da Guatemala. 

O Precoce conhecimento sobre Anarquismo

Esse contato precoce que tiveram com ideias progressistas e anarquistas foi talvez uma das causas da vocação revolucionária da família Gutierrez Garvin e o seu espírito democrático nasceu e floresceu no coração histórico da nossa cidade. 
Exatamente quem estava na casa do coronel Pedro Rios, onde ouviram primeiro modernos conceitos sociológicos de Luta de classes, internacionalismo proletário e do materialismo histórico.

Observação do Tradutor

Este foi um texto escolhido, para debater o chamado Anarco-Bolchevismo; movimento histórico formado por tendências Anarco Leninistas na 3º Internacional, onde um dos expoentes centrais em destaque participativo foi o militante Errico Malatesta do semi publico Partido Anarquista Italiano e fundador da União Sindical Italiana de orientação Sindicalista Revolucionaria.
Esta historia é uma das muitas que ilustra a cooptação mundial dos Anarquistas para a fundação dos Partidos Comunistas Nacionais e mais uma prova que em seguida os Anarquistas foram traídos, prezos e executados em muitos lugares do Mundo, pelos Partidos Comunistas Nacionais de orientação bolchevique e de defesa militarista da Ditadura do Proletariado.
Esta tradução foi adaptada para a Língua Brasileira, pelo Secretario Geral Eduardo Preto da Federação Anarquista de São Paulo e articulador nacional do Partido Anarquista Internacional no Brasil.

Link da Publicação original:
http://lacunadelsol-indigo.blogspot.com.br/2013/10/el-partido-anarquista-jutiapaneco-la.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com