O ANARQUISMO E O PARTIDO LIBERAL MEXICANO
O Partido Liberal Mexicano (PLM) teve inicialmente um carater de partido político tal qual hoje concebemos, mas com o tempo assumiu o caráter de uma organização libertária não-eleitoral.
O PLM foi inicialmente formado com o intuito de reorganizar os apoiadores do Partido Liberal que haviam conseguido promulgar aConstituição de 1857. Teve com antecedente direto o Congresso Liberal de 1901 e nos múltiplos Clubes Liberais que se formaram nos 5 anos seguintes. O partido foi fundado em 1906, entre outros, pelos irmãos Flores Magón, dos quais, Enrique e Ricardoassumiram as posições mais críticas e radicais.
O grupo de maior influência dentro do PLM foi a dita Junta Organizadora do Partido Liberal Mexicano, que pouco a pouco transitou do liberalismo para o anarquismo; desde então seriam eles os autores dos primeiros planejamentos teóricos e práticos de organizações anarquistas e insurreições contra o regime ditatorial de Porfirio Díaz que deram origem àRevolucião de 1910. Os delegados do PLM estiveram envolvidos nas greves dos trabalhadores de Cananea e Río Blanco, também planejaram revoltas coordenadas através das quais pretendiam levar a revolução social para todo o país, a mais famosa delas ocorreu na Baixa Califórnia em 1911. O periódicoRegeneración fundado em 1900, também pelos Flores Magón, acabou se convertendo no principal meio de comunicação do PLM.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Trejo, Rubén (2005). Magonismo: utopía y revolución, 1910-1913 Cultura Libre [S.l.] ISBN 970-9815-00-8.
- Moguel Flores, Josefina (2006). El Magonismo en Coahuila introducción y compilación Comité de los Festejos del Bicentenario de la Independencia y Centenario de la Revolución : Gobierno del Estado de Coahuila [S.l.] ISBN 968-9077-03-1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com