Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O ANARQUISMO E O PARTIDO LIBERAL MEXICANO

O ANARQUISMO E O PARTIDO LIBERAL MEXICANO 


Partido Liberal Mexicano (PLM) teve inicialmente um carater de partido político tal qual hoje concebemos, mas com o tempo assumiu o caráter de uma organização libertária não-eleitoral.
O PLM foi inicialmente formado com o intuito de reorganizar os apoiadores do Partido Liberal que haviam conseguido promulgar aConstituição de 1857. Teve com antecedente direto o Congresso Liberal de 1901 e nos múltiplos Clubes Liberais que se formaram nos 5 anos seguintes. O partido foi fundado em 1906, entre outros, pelos irmãos Flores Magón, dos quais, Enrique e Ricardoassumiram as posições mais críticas e radicais.
Botton promocional do Partido Liberal Mexicano de 1911.
O grupo de maior influência dentro do PLM foi a dita Junta Organizadora do Partido Liberal Mexicano, que pouco a pouco transitou do liberalismo para o anarquismo; desde então seriam eles os autores dos primeiros planejamentos teóricos e práticos de organizações anarquistas e insurreições contra o regime ditatorial de Porfirio Díaz que deram origem àRevolucião de 1910. Os delegados do PLM estiveram envolvidos nas greves dos trabalhadores de Cananea e Río Blanco, também planejaram revoltas coordenadas através das quais pretendiam levar a revolução social para todo o país, a mais famosa delas ocorreu na Baixa Califórnia em 1911. O periódicoRegeneración fundado em 1900, também pelos Flores Magón, acabou se convertendo no principal meio de comunicação do PLM.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Trejo, Rubén (2005). Magonismo: utopía y revolución, 1910-1913 Cultura Libre [S.l.] ISBN 970-9815-00-8.
  • Moguel Flores, Josefina (2006). El Magonismo en Coahuila introducción y compilación Comité de los Festejos del Bicentenario de la Independencia y Centenario de la Revolución : Gobierno del Estado de Coahuila [S.l.] ISBN 968-9077-03-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com