Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Edgard Leuenroth do Partido Comunista Libertario ao Partido Anarquista Internacional

Edgard Leuenroth do Partido Comunista Libertário ao Partido Anarquista Internacional


" Imagem do "Partido Comunista Libertário", que se constitui em um Partido Malatestiano Semi Publico no Brasil, usa o prefixo Organização no Lugar do prefixo Partido para ter tempo de "Construir" o seu debate programático, longe do estigma do filme queimado do nome "Partido" no Brasil e no Mundo, porem usam o prefixo Organização no lugar do prefixo Partido, porque já são manjados e conhecidos entre os outros Grupos, Organizações e Partidos Anarquistas de todo o Brasil "

As Perguntas que tanto nos fazem:

Muitos nos escrevem perguntando se o Partido Anarquista Internacional (PAI) é parecido com clássico Partido Anarquista operativo maçônico de Bakunin, ou semi secreto com multiplicas Ações como o de Malatesta, ou ainda como a FAI de Durrut e ou o Plataformismo de Mackno.
Porem o PAI é uma outra proposta e acima de tudo compreende toda a necessidade "Partizan" Anarquista de se organizar em Partido Revolucionário e não em um Partido Burguês para competir nas Eleições, como fez Bakunin, Malatesta e Edgar Rodrigues entre muitos outros.
Durrut e Mackno são um debate mais especifico sobre o Braço de Ação Direta Anarquista e não especificamente como organização de um Nível Político Revolucionário Anarquista como um Partido Anarquist, porem sim como um Nível de Ação Direta do Partido Anarquista, organizando por exemplo a ação direta Black Block como uma Frente de Ação Direta Anarquista como o fez Durruth e Mackno.
Lembramos que o PAI não é o primeiro Partido Anarquista do Mundo e nem da Historia do Brasil, pois já existiram com os desta atualidade 12 Partidos Anarquistas no Brasil, diferenciados em estruturas e propostas.
E a contribuição de Edghar Leverhot fundador do PCL (Partido Comunista Libertário) é essencial estudar para entender porque no período entre 1900 até 1933 no Brasil existiram 03 Partidos Anarquistas com suas sedes em mais de um Estado Brasileiro, e entender o porque estes perderam força com o nascimento dos PC's e depois com o nascimento do Anarco Bolchevismo.


Hoje temos no Brasil de novo 03 propostas de Partidos Anarquistas com mais seriedade quais são:


PAI: Partido Anarquista Internacional, se pretende em um organização política constituída no modelo de um amplo Partido de Massas, seu perfil são de Anarquista Militantes de Níveis e Frentes de Lutas Populares. Sua proposta surgi da FASP (Federação Anarquista de São Paulo), que compreende que o Anarquismo não se enquadra no modelo de Partido Vermelho, e que compreendesse como um Partido do Movimento Anarquista, amplo e plural, onde as tendências internas tem que antes de mais nada compreender suas diferenças;
PAR: Partido Anarquista Revolucionário se pretende em construir uma grande Unidade Popular Anarquista, onde os princípios classistas, combativos e da aliança entre a "Cidade e o Campo", sejam o perfil da unidade Anarquista, onde o Anarquismo tenha uma grande identidade Popular junto ao Povo e junto as Lutas Populares. Proposta esta que esta sendo difundida pela UNIPA, grupo Anarquista este que acredita neste perfil Popular do Anarquismo como Mudança para o processo de Raiz qual o Anarquismo terá que ré-vivenciar pois se afastou desta orientação a muito tempo;
PAB: Partido Anarquista Brasileiro se pretende em um Partido de Ação organizada e intervencionista dentro dos Movimentos Anarquistas e dentro dos Movimentos Populares, conduzindo estes por uma "Vanguarda Política Profissional" organizada, sabendo se constituir localmente, regionalmente, até ganhar corpo gradualmente e se tornar a "Direção Anarquista" do processo Histórico. Esta proposta e da CAB (Cordenação Anarquista Brasileira) que apenas ira trocar o "C" de Coordenação pelo "P" de Partido, tão porque já estão se constituindo em um Partido Anarquista Sul Americano, e ganhando adesão em todo o Mundo.

E mais outras 07 ainda surgindo não amadurecidas como os Partidos Anarquistas:

PAU: Partido Anarquista Unificado, oriundo de Punks e Skins defendem um Período qual chamam "pré Anarquia", onde existiria uma "Ditadura Anarquista contra o Capital Privado", qual consideram pivô da exploração e consequentemente do Autoritarismo Social e Político no Mundo;
PAdoB: Partido Anarquista do Brasil, formado da unidade das Juventudes Comunistas, desiludidos com o conhecido "Partidão" (PCB) e da "União das Juventudes Socialistas" do PCdoB, não tem uma proposta Anarquista clara e evidenciada, porem se fazem presentes em atividades do "Movimento Anarquista", escutando e convidando os Intelectuais Anarquistas a participarem de atividades deles nas suas respectivas periferias, onde desenvolvem um trabalhos sociais e a qual gostariam da presença dos intelectuais Anarquistas no local, compondo a estas atividades;
PA: Partido Anarquista, "novo na historia Partizan Anarquista" é formado por militantes da Mídia Alternativa, seu Anarquismo se compreende como defensor de uma Mídia não corporativa, não Partidária e comprometida com a verdade dos fatos. Seus militantes compõem com produções livres e engajadas de sites militantes da Mídia Alternativa como o CMI e a Mídia Ninja, e com o setor da Frente de Comunicações Anonymous;
PAC: Partido Anarco Comunista, se sabe muito pouco destes, pois eles preferem ser um partido semi publico e aparecerem por Ações Populares e não como Partido Anarquista, porem são conhecidos no Movimento Anarquista, por um perfil discursivo Classista de Unidade na Luta;
PAT: Partido Anarquista dos Trabalhadores, foi visto somente uma vez, quando Ex Petistas, desiludidos com o PT, usaram este nome, alguns militantes da esquerda partidária que os conheceram juntamente conosco nos disseram que os mesmos aderiram ao programa político do PCO;
PAM: Partido Anarco Monarquista, vem de uma tradição Católica de militantes Anarquistas de Pastorais, não são contrários a Revolução porem seu perfil é de assistencialismo social, promovendo caridade e distribuindo pão e agua aos pobres, este aderiu a proposta atual do PAI e se tornou um Partido Interno dentro deste. O PAM defende o clássico Anarco Monarquismo de Salvador Dalli entre outros pensadores, trava um debate em torno do poder publico e deste para a consciência política Anarquista de Nação no sentido de Povo;
PAN: Partido Anarquista Nacional, existe no Brasil, Colômbia, Venezuela, Chile, Honduras e Grécia. Trabalham a identidade Local dos Povos em especial a identidade indígena, contra o Poder da aculturação promovida pela Ação da Globalização do Império Capitalista Mundial.


O Partido Comunista Libertário, o Nº 01


O Partido Comunista Libertário nascido no Brasil, teve Seções do PCL inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, porem hoje tem de seus membros até na Espanha.


Em 16 de Junho 1919 é fundado o "Partido Comunista Libertário", em uma reunião na sede do Jornal Anarquista "A Internacional", qual foi convocado na Primeira Conferência Comunista do Brasil que se realizou entre 21 e 23 de Junho de 1919 em Niterói. Naquela ocasião foram distribuídos o "Programa Político", organizado por José Oiticica e o Livreto de Edgard Leuenroth e Hélio Negro.

Também em conjunto nesta data com José OiticicaOctávio Brandão e Astrojildo Pereira, Leuenroth fundaria o Jornal oficial do "Partido Anarquista (PCL)", Spartacus.

Os atuais membros do "PCL" fundaram os Ateneus Libertários conhecidos no Brasil e na Europa como "Centros de Cultura Social".
O "PCL" do Rio de Janeiro fundou a FARJ (Federação Anarquista do Rio de janeiro) e atualmente compõe com a CAB na formação do PAB.
A influencia junto a estes do Partido Anarquista Latino Americano (PALA), foi evidenciada junto com um ex membro da FARJ (que foi afastado), quando este estava junto as delegações Brasileiras no 1º Congresso Nacional da OSL(N) ao defender a Unidade Latino Americana como Bloco Político de Esquerda, sem uma maior unidade com a Europa e ou com o Mundo.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgard_Leuenroth


Outros Links para consulta do tema proposto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Costa_Pimenta
http://www.midiaindependente.org/pt/green/2002/01/14640.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Libertarian_Communist_Party_%28Spain%29
http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Libertarian_Communist_Party_%28Spain%29
http://noticias.lainformacion.com/partido-comunista-libertario/O_0ETwX7PZOHr2dskujmmow7/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com