Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

sábado, 21 de junho de 2014

Os Três Períodos do Anarquismo Mundial

Os Três Períodos do Anarquismo Mundial



O Anarquismo Tribal

No Livro Escritos Anarquistas de George Woodcock é um Clássico que relata as tribos celtas e em especifico as tribos Gaulesas, que viveram de forma Anárquica e se organizavam de forma concêntrica, qual a sua Resistência contra o Império Romano bem como a cristianização de seus deuses, marca a historia do Anarquismo no Reino Unido da Inglaterra.
Esta consideração histórica levou dar ao Anarquismo todas as lutas populares de resistência popular contra a opressão, que gerou desdobramentos históricos e alterou sentidos do que seria depois dos Gauleses o Anarquismo.
Os Gauleses foram uma Religião e um Estado Tribal Anarquista que tinham como Deusa Ana, uma Deusa da Terra e da Fertilidade como uma das muitas deusas locais das cidades e das tribos da Gália.
Porem a concideração da Luta contra o autoritarismo e a opressão, bem como o avanço do clero sobre as religiões nativas, como também o avanço da religião cientifica da razão, fez da Deusa Ana e dos Deuses de Gália cair no esquecimento, e transformou o nome de Ana em uma ampla luta popular dos oprimidos.
A deusa Ana foi cristianizada e portava a arca dos rebeldes gauleses e do nome Ana e Arca (Arquia), nasceu a palavra Anarquia.
Outro episodio importante é de Queen Anne (Ana), uma Rainha Negra que foi decapitada em meio a uma inssugencia de rebeldes em Londres, que foram chamados de Anarquistas, devido sua insurreição ter ocorrido no dia da execução da Rebelde Rainha Negra Ana Bolonha.




O Anarquismo Sindicalista

No segundo período do Anarquismo, não mais tinha o elemento religioso, porem a herética rebeldia contra o clero, já que as religiões nativas já tinham sido praticamente extintas em toda a Europa Católica.
A maçonaria passou a promover associações classistas e comunitárias que gerou um amplo movimento sindicalista na Europa e em seguida em todo o Mundo.
Os Anarquistas foram recrutados para o Sindicalismo e fizeram deste um instrumento revolucionario contra os Estados Opressores.
Na Inglaterra surgiu o cooperativismo como formula da autogestão sócio econômica, mais foi na Espanha que este tomou sua forma como um Estado Republicano Sindicalista administrado por comités sindicais.
O sonho de republicas sindicalistas batia de frente contra o poder nacional da classe patronal, pois estavam sendo liderados por Anarquistas.
O avanço do Nazi Fascismo e do Stalinismo, gerou as condições internacionais do fim de um sonho de republicais sindicais, onde não mais existiria mais a figura do patrão, do amo ou do senhor sobre a classe trabalhadora que se tornaria livre.



O Anarquismo Partidário

Apos perdidos de perseguições, cooptações, esquecimento, calunias e mentiras sobre o Anarquismo, inclusive mentiras bem articuladas falando em Anarquismo e em sua defesa, estas mentiras existem até hoje, como inimigo interno no Anarquismo.
Os Anarquistas fundaram os Partidos Comunistas em todo o Mundo cooptados pelos PC Nacionais de Stalin na suposta tentativa de unidade contra o fascismo.
No Brasil muitos Partidos Anarquistas surgirão e com a ditadura foram jogados na clandestinidade revolucionaria.
Na abertura politica voltaram com o nome geral de Movimento Anarquista como uma organização semi secreta, não revelando-se como partido anarquista, porem como coletivos, grupos, ligas, frentes, associações e outras formas Anarquistas de Organização Politica.
Michael Bakunin foi o primeiro mentor ideológico do Partido Secreto Anarquista que fora criado para impulsionar e dirigir o sindicalismo na Europa, o segundo foi Errico Malatesta, que criou o primeiro Partido Anarquista semi Publico, onde todxs sabiam que existia o mesmo, porem este só aparecia através do nome Movimento Anarquista.
No Brasil os primeiros Partidos Públicos Anarquistas foram criados e registrados inclusive em Cartórios.
Porem como dito estes submergiram e voltaram depois com o nome de coletivos, grupos, ligas e o nome geral de movimento anarquista.
Se entendesse hoje tão somente como Partido Anarquista aquelas agrupações politicas de Anarquistas que realizam ações diretas e não aceitam serem cooptadas para a esfera politica burguesa, por terem uma orientação politica revolucionaria de massas com ações de manifestações de rua.
No Brasil muitas propostas de organização de Partidos Anarquistas existem na atualidade, o Partido Anarquista Internacional se propõem como um Anarquismo das Massas Populares Insurgentes com uma vanguarda plural constituída com uma mascara que gera a unidade de vanguarda a todxs e o direito de todxs de serem os membros da vanguarda.
O Anarquismo de Massas não é sectário, aceita e compreende as diferenças e a pluralidade anarquista e sua constituição jurídica é de mais de um partido interno organizado como ONG's tão somente.
A atualidade da pratica dos Partidos Anarquistas foi levar o Brasil e muitas localidades Mundiais a Insurgência das Ruas, ao mesmo tempo que organizam vários níveis e frentes de lutas populares.
No Anarquismo de Massas a unidade esta individualizada e se compreende todas as tendências internas como sendo membras de um mesmo corpo, porem a unidade geral deste esta na luta politica.
Nos atuais Partidos Anarquistas, existem Federações Anarquistas de muitos perfiz diferenciados, grupos hippys a grupos punk's, de trabalhadores de todxs as categorias a Autónomos convictos que a Autonomia sera o modulo geral e atual do Anarquismo, bem como ainda existe aqueles que crêem no sindicalismo como verdade revolucionaria de ruptura com o capitalismo, bem como formadores de incubadoras de cooperativas, a Federações de Ateneus Libertários e Espaços Anarquistas.
Tudo isto é novo e atual no Anarquismo, porem muitos ainda preferem não usar o termo partido.
Em resumo a formação de um amplo Partido de Massas Anarquista Mundial esta acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com