Participação no Partido Anarquista Internacional

Participação no Partido Anarquista Internacional

A Cabeça do Anarquismo

O Partido Anarquista Internacional é a Cabeça do Anarquismo

sábado, 7 de junho de 2014

Repressão no mundo a 06 dias antes de uma Copa


Como funciona a repressão no mundo a 6 dias antes de uma Copa? Prepare-se!

repressaologo-22437fColetivos de advogados, ou que de alguma forma garantem suporte legal para manifestantes existem pelos quatro cantos do mundo. Um destes grupos mais expressivos é o Midnight Special Law Collective, formado no fim da década de 90 em meio aos famosos protestos de Seattle. Como não poderia deixar de ser, um dos maiores mecanismos utilizados por eles contra a repressão é a informação, considerada perigosa em diversos países, inclusive no Brasil. Ainda em 2014, aperseguição ideológica corre solta, haja visto a apreensão de livros e panfletos na casa de manifestantes, quase todos anarquistas ou socialistas. Para a polícia este material compõe o quadro de “provas”  judiciais perigosas e denotam subversividade.
Dentre os vários documentos disponíveis no site deste grupo existe um denominado Mass Action Legal Support, algo como Suporte Legal para Ações em Massa, neste panorama de repressão ideológica é um material um tanto quanto subversivo. Baseado na repetição da atuação dos Estados, que agem de maneira igual toda vez que ocorrem grandes eventos é possível prever como eles se comportarão nos protestos em casos específicos. Neste manual existe um tópico dedicado ao panorama temporal de como se desenrola a repressão ostensiva, jurídica  e psicológica nos dias que antecedem ao grande evento. Estamos a  seis dias do início da Copa do Mundo, e é exatamente este o período que destacamos.Traduzimos o texto e colocamos os aspectos que poderão acontecer especificamente no Brasil:

6 dias antes (06 de junho)

Os jornais começam a publicar notícias relacionadas ao medo dos donos de pequenos comércios destacando sempre os “manifestantes maus”.

Brasil - A mídia tenta demonstrar o medo que as  “pessoas de bem” têm e a má intenção dos manifestantes, e isso já vem ocorrendo desde 2013. Esta prática já se intensificou desde a publicação da matéria do Estadão desta semana, que tenta vincular a imagem das manifestações, Black Blocs e PCC.
p

4 dias antes (08 de junho)

A polícia realiza as primeiras prisões “provisórias”, determinando pessoas exatas e condutas específicas, possivelmente, com sérias acusações. Não costuma passar desse dia.

Brasil – A Polícia Civil em São Paulo trabalha num inquérito conduzido pelo DEIC, acompanhando a conduta e a vida de centenas de manifestantes. Provavelmente já devem estar ocorrendo algumas movimentações jurídicas para que sejam emitidas as primeiras ordens  de prisão (possivelmente ilegais). A exposição destas pessoas como liderança de movimentos pode ser amplamente discutido na mídia. Já aconteceram buscas e apreensões na casa de diversas pessoas, então… A dica serve para qualquer lugar em que haja investigações em curso.
bbrj

3 dias antes (09 de junho)

Pessoas que vem de outros lugares para protestar, sejam Estados, cidades, ou países começam a sofrer assédio por parte da polícia.

Brasil – Algumas notícias indicam o monitoramento prévio de manifestantes de outras cidades e de fora do país. A perspectiva aqui é exatamente essa. O monitoramento da Polícia Federal já deve ter uma lista de pessoas “suspeitas”, todos estes terão a entrada no país barrada.
LULA / PF 65 ANOS

2 dias antes (10 de junho)

A polícia anuncia mudanças para a rota das manifestações, estabelecendo um raio em que não se poderá chegar.

Brasil –Isso já está estabelecido em função da Lei Geral da Copa, sendo que os governos estaduais e o federal já anunciaram que irão reprimir quem se aproximar ou quem tentar impedir que outros cheguem a esta área. Sim, está escrito na lei. O controle de pessoas será feito nos centros de transporte coletivos como os metrôs e terminais de ônibus, as revistas pessoais serão coletivas e sem critérios legais.
16jun2013---policia-faz-cordao-de-isolamento-contra-manifestantes-nos-arredores-do-maracana-1371425982550_1920x1080

1 dia antes (11 de junho)

Deixe tudo pronto com seu grupo e tente curtir, pois no dia seguinte será tudo indefinido.

20121101175229948

A Copa do Mundo chegou!

Deixando de lado as pequenas diferenças, o panorama geral é bastante similar com o que estamos vivendo.  As leis serão quebradas e a Constituição será apenas um detalhe. De acordo com esta projeção, o próximo passo da repressão será a realização de prisões entre domingo e segunda-feira. Deve-se observar que a falta de elementos jurídicos para que as prisões se realizem não é um empecilho, elas ocorrerão, mesmo que ilegalmente, pois a intenção é tirar das ruas determinadas pessoas por pouco tempo. No caso de São Paulo o período crítico será na data da abertura.
Fernando Grella já as prometeu, em Goiânia elas já ocorreram. Fiquemos ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato com o PAI
partidoanarquistainternacional@gmail.com